Acho que não posso ter, mas não consigo me conformar nem convencer-me de que isso seja um pecado. Há pouco mais de um ano quando você entregou a vida a Jesus Ele lhe aceitou sem levar em conta o passado.

Ele fez de você uma pessoa nova, com uma nova história e novas oportunidades. Continue sua caminhada tendo sempre isso em mente. Cultive o princípio do apóstolo Paulo quando disse: “… uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam… prossigo para o alvo…” (Filip. 3:13, 14). Por outro lado, porém, para que você mantenha sua vida espiritual forte, e não caia nas mesmas tentações do passado é importante ter bem claro que o namoro não é uma oportunidade para conhecer o corpo do outro, mas o momento de descobrir as idéias, sentimentos, planos e visão da vida.

Quando o casamento chegar, o sexo e as carícias vão ser a expressão de um sentimento que foi construído com base na amizade, no diálogo, na mesma visão da vida e em um sentimento de complemento. Mas, até onde ir com as caricias para não cair em pecado? É possível ter carícias que não sejam pecado? Sem dúvida, elas são uma expressão do sentimento que mantém o namoro e podem existir com pureza e inocência, sem se tornarem pecado. Por outro lado, elas também podem ser a principal fonte de estimulo sexual, bem como um alimento para o sexo por pensamento. É preciso ter muito cuidado e conhecer os limites. Tudo o que se torne tão forte, que venha a tirar o foco do diálogo e da amizade, se torna perigoso. Qualquer coisa que provoque o desejo do sexo, em atos ou pensamentos, também passa dos limites da prudência, e ai se torna pecado. É difícil descrever os limites. Um beijo, dependendo de como seja (mais leve ou mais forte e prolongado) pode ser uma expressão de amor ou excitação. Um abraço pode ser uma demonstração de carinho ou um estimulo para os corpos. Uma carícia pode ser um ato de amor ou dependendo da parte do corpo pode ser um instrumento de provocação e excitação. Para lhe ajudar, e tentar ser prático, quero lhe sugerir a teoria do triângulo. Procure imaginar um triangulo formado por uma pessoa com seus braços abertos, com uma linha que vai de um cotovelo ao outro e forma um triângulo que se fecha nos joelhos. A região, dentro do triângulo, é perigosa e excitante, e por isso deveria estar fora da área de carícias de um casal cristão. Sei que essa é uma explicação simples, mas pode lhe ajudar a definir limites. Pode parecer até uma exigência restrita demais, mas se você quer resistir precisa criar barreiras claras e fortes. Por outro lado, procure cuidar de fatores externos que influenciam na intensidade das carícias ou mesmo no desejo pelo sexo.

Alguns deles são:

1. Conversas entre o casal: Quando as conversas são estimulantes, provocantes ou picantes, elas vão estimular o desejo de carícias fortes em busca do prazer, que poderão levar ao sexo como ato ou pensamento.

2. Horário dos encontros: Quando o namoro só acontece a noite ou tarde da noite, os riscos de se perder a noção dos limites é claro. Ellen White alerta para isso, de maneira forte, quando diz que: “os anjos de Satanás estão ao lado dos que dedicam grande parte da noite ao namoro.” Só para Jovens, 120. Ela diz ainda: “É comum ficar conversando até altas horas da noite, mas isso não agrada a Deus, mesmo se vocês dois forem cristãos.” Idem, 105.

3. Lugar onde namoram: Cuidado com os lugares solitários. Todo o casal gosta de ter seu tempo de privacidade, mas ele se torna perigoso quando os encontros acontecem sempre em lugares solitários. É importante estar perto do movimento. Isso dá privacidade, mas inibe o risco dos excessos. Ouça estes conselhos, mas nunca esqueça de buscar orientação e força na verdadeira fonte de poder – Jesus Cristo. Tome sempre um tempo especial para orar por sua vida e por seus desejos, e Deus vai lhe deixar sempre claro até onde vão os seus limites. Você “ouvirá uma voz… dizendo: Esse é o caminho…” (Isa. 30:21). Além disso, só Deus pode mudar os desejos do seu coração.

Uma vez que você já se envolveu sexualmente com alguém é mais difícil resistir, por isso você precisa de mais poder. Esteja sempre atenta, prudente e ligada a Deus. Você nasceu de novo, mas o inimigo conhece seus desejos e pontos fracos.