crianças nascidas em lares em que são usadas drogas, em que prevalece a violência doméstica, em que a pobreza é extrema. Pense na destruição provocada por violência, corrupção e desespero. Todos nós, em certa medida, fomos colocados em situações que não são de nossa escolha.

8. Que critério terá Deus ao julgar as pessoas? Sl 87:5, 6. Como esses versos devem nos ajudar a entender melhor o significado de Mateus 7:1, 2?

Deus conhece nossas circunstâncias; Ele sabe que muitos de nós fomos criados em situações horríveis, que não dependem de nossas escolhas. Só Deus conhece completamente nossa origem.

Às vezes, encontramos pessoas que estão lutando com problemas terríveis, provocados por escolhas que outros fizeram: a decisão de um pai de abandonar a família; a decisão de um cônjuge de cometer adultério; a decisão de um amigo trair alguém em quem confiava? As variáveis são tão infinitas quanto assustadoras.

Mas, em tudo isso, as boas-novas são que podemos fazer uma escolha que seja a mais importante de todas. Podemos decidir seguir Jesus. Quando escolhemos Jesus como nosso Salvador pessoal, quando nos arrependemos de nossos caminhos pecaminosos, e quando somos batizados, recebemos o dom do Espírito Santo. Por esse dom, Deus agora entra e influencia nosso coração e mente a fim de dirigir nossos atos e nos levar a produzir fruto. Somos feitos ramos da Videira Verdadeira.

De acordo com Gálatas 5:22, 23, o fruto do Espírito não vem isolado, mas como um conjunto. É resultado do Espírito que toma o controle de nossa vontade, pelo menos até o ponto em que o permitirmos. Em outras palavras, pelo poder de Deus, operando em nossa vida, podemos – mediante nossas decisões – permitir que o Senhor retenha algumas das coisas negativas trazidas sobre nós por escolhas que nós mesmos nunca fizemos.

Você traz consigo alguns resultados de escolhas que outros fizeram, e não você? Como Deus operou em sua vida para reter alguns dos resultados negativos dessas escolhas? Que escolhas melhores você pode fazer para ajudar no processo de cura?