Para algumas pessoas é o prazer da competição, a demonstração de suas habilidades na quadra ou no campo ou o suspense por não saber quem vai ganhar. Para outros é apenas diversão, fazer exercícios e passar tempo com os amigos.
Embora Ellen White condene a competição extrema, que muitos esportes entusiastas sugerem, ela esportes ao incluir atividades como acampar, escalar, natação e até mesmo jardinagem! Atividades ao ar livre como estas são uma boa oportunidade para a família e amigos passarem tempo juntos.
Ellen White adverte contra os perigos de levar certas atividades ao extremo. Ela condena a obsessão pelos esportes. Seu conselho é que os esportes não desvirtuem algumas pessoas de sua educação, algumas pessoas estão mais interessadas em destruir e vencer o outro time, não importa o quanto custe.
Aqui apresentamos alguns princípios dos escritos de Ellen White que podemos usar para fazermos escolhas sobre esportes e recreação:
- 1. Nada deveria nos distrair de manter um relacionamento com Deus – através da oração, estudo da Bíblia, e testemunho.
- 2. Jogar ao ar livre é melhor, sempre que possível.
- 3. Tente passar seu tempo livre fazendo atividades que desenvolvam seu corpo, mente e alma.
- 4. Se o esporte que você curte custa dinheiro, considere o valor cuidadosamente. Quando estiver planejando seu orçamento (o que você faz com seu dinheiro) deve dar prioridade para o trabalho de Deus ao redor do mundo e ajudar aqueles que têm pouco.
- 5. Os cristãos devem sempre exibir cortesia (escolha esportes que não o façam sentir-se agressivo, com raiva ou com vontade de bater em alguém enquanto joga).
- 6. Atividades que dão oportunidade de ajudar os outros são sempre as melhores. Pense cuidadosamente nisso quando estiver escolhendo qualquer atividade, hobby ou esporte.
Talvez todos nós façamos a pergunta: “Os esportes que eu escolho tornam mais fácil ou mais difícil pensar sobre o céu?”
Leia Colossenses 3:1-3 e bom esporte pra você!