A criação e a queda da humanidade

 

  • 1. Como Adão e Eva foram criados? Gênesis 1:27.

Resposta: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

O ser humano foi criado perfeito, dotado de inteligência, raciocínio e capacidade para escolher livremente o seu destino. Adão e Eva eram livres, porém responsáveis por seus atos.

  • 2. Que prova de obediência Deus pediu a Adão e Eva? Gênesis 2:15-17.

Resposta: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar. E o Senhor Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.”

Adão e Eva foram colocados à prova, porque a felicidade que desfrutavam no Éden só continuaria se eles escolhessem dizer sim para Deus, em relação à árvore do conhecimento entre o bem e o mal.

  • 3. Quando Eva foi tentada por Satanás, que escolha errada ela e Adão fizeram? Gênesis 3:4-6.

Resposta: “Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”

O pecado de Adão e Eva constituiu em desconfiaça na Palavra de Deus e na desobediência a Sua lei.

Consequência do Pecado

  • 4. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, quem passou a governar a Terra? João 14:30.

Resposta: Já não falarei muito convosco, porque aí vem o príncipe do mundo; e ele nada tem de mim.”

Ao desobedecerem a Deus e darem ouvido à voz da serpente (Satanás), Adão e Eva proclamaram Satanás como príncipe deste mundo. Ele sequestrou os filhos de Deus.

  • 5. Como o pecado de Adão afetou a humanidade? Romanos 5:12 e I João 3:8.

Resposta: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.” “Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto manifestou-se o Filho de Deus: para destruir as obras de Satanás.”

O pecado dos pais da humanidade passou uma sentença de morte a todo ser humano. EM Adão todos estamos condenados. Para livrar o homem dessa condenação era necessário pagar o preço. Deus decidiu pagar esse preço para ter o direito de resgatar a humanidade das mãos de Satanás.

Único meio de libertação

  • 6. Que providência Deus tomou para resgatar o ser humano? I Timóteo 2:6 e João 3:16.

Resposta: “O qual a si mesmo se deu em resgate por todos: testemunho que se deve prestar em tempos oportunos.” “Por que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para todo aquele que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”

  • 7. Qual foi o preço pago pelo resgate dos pecadores? I Pedro 1:18-19 e Efésios 1:7.

Resposta: “Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.” “No qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça.”

O plano para resgatar o homem implicava em restituição e derramamento do sangue do Filho de Deus. Foi por isso que Jesus deu a vida como precioso resgate pelo pecador.

  • 8. Como o pecador pode alcançar a salvação? Atos 16:31 e João 14:6.

Resposta: “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.” “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

O coração de Deus anseia por Seus filhos terrestres com amor mais forte que a morte. Entregando Seu filho, nesse único dom derramou sobre nós toso o Céu. Unicamente através de Jesus e da aceitação do Seu sacrifício o pecador pode encontrar perdão, paz e esperança de vida eterna.