E. Lloyd Erickson menciona em seu livro “O Abraço de Deus”, alguns tipos de abraços que recebemos de Deus:
1) Abraços Práticos – São aqueles abraços que recebemos sem merecer, mas que vem das mãos de um Deus de amor, misericórdia e cuidados para com Seus filhinhos. São os abraços naturais e casuais, como: a água, o ar, uma noite de repouso e os alimentos. Deus envia “a chuva tanto a bons como a maus.” Deus criou o planeta e o mantém, mesmo com a presença do pecado.
2) Abraços Estéticos – São as cores que Deus coloca nas coisas; é o sabor nos alimentos, a fragrância dos perfumes, o aroma das frutas, as boas músicas, os pássaros, as montanhas, os lagos, os mares e oceanos, as matas, etc… mesmo desfigurada pela presença do pecado, a terra ainda conserva a sua beleza.
3) Abraços da Amizade – Deus coloca pessoas para representá-Lo. Como Deus é Espírito e não matéria, Ele coloca o próximo mais próximo para ajudar-nos. Os professores, os pais, os vizinhos e os amigos. Deus nos abraça através das pessoas que nos amam. Alguém que ora em nosso favor, ou nos oferece um conselho. Um filho que dá um beijo na mãe, é um abraço de Deus. Alguém que envia um cartão, é um abraço que Deus oferece. Uma pessoa que nos auxilia nos momentos de tristeza, é Deus que está a nos abraçar.
4) Abraços Dramáticos – São os milagres que acontecem na vida das pessoas. Deus permite algumas pessoas ficarem no desespero para realizar milagres. E os milagres acontecem. Não é necessário ser um milagre expressivo. Basta alguém perder o emprego, e ficar desesperado, e depois Deus dá um emprego melhor. Este é um abraço dramático. Basta alguém ter uma doença demorada e depois receber a cura. Quando alguém restabelece uma amizade depois de anos, é um abraço dramático de Deus.
5) Abraços Espirituais. O maior abraço que Deus nos deixou, foi o facto de Jesus ter vindo a este mudo de pecados e morrer por nós. João 3:16. A existência da Bíblia é outro abraço espiritual de Deus. O perdão dos pecados é outro abraço. Quando em dificuldades e angústia, Deus vem em nosso socorro. “Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Salmo 46:1
Sinta-se abraçado por Deus
Luís Carlos Fonseca