1ª Tentação – DESEJO. Nesta fase o inimigo identifica algum desejo dentro de você. Pode ser um anseio pecaminoso, uma vingança, desejo de ser amado e valorizado, desejo de sentir prazer, desejo de superioridade. A tentação começa quando o inimigo sugere, com um pensamento, que você ceda a um princípio. Ele introduz um desejo maléfico para que os motivos legítimos sejam deturpados. 

Exemplo: Você merece isso! Você pode ter isso agora! Vai ser emocionante! A tentação tem seu início dentro de cada um de nós. Ela não está fora de nós, mas sim dentro. Tiago menciona que as tentações vem de dentro de nós: “Donde vem as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vem disto a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?” Tiago 4:1. E Jesus mencionou: “Porque do interior do coração dos homens procedem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, o engano, a soberba, a inveja, a blasfémia e a loucura.” Marcos 7:21 e 22

2ª Tentação – DÚVIDA. Satanás tenta fazer-nos duvidar daquilo que Deus disse sobre o pecado. Será que é mesmo errado? Será que Deus realmente proibiu fazer isso? Deus não deseja minha felicidade?    

Será que isso não é para outra época e para outras pessoas?

A serpente disse para Eva: “...É assim,   que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do Jardim? Génesis 3:1. Lemos também uma advertência em Hebreus 3:12 “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e descrente, para se apartar do Deus vivo.”

3ª Tentação – ENGANO. Satanás é incapaz de falar a verdade. Ele é considerado o pai da mentira  conforme João 8:44. O máximo que o diabo pode falar é uma meia verdade. Ele oferece uma meia verdade para substituir o que Deus já havia dito. “Certamente não morrereis.” Gén. 3:4. “ No dia que comerdes se abrirão os vossos olhos e sereis como Deus.” Gén. 3: 5. As sugestões de hoje não são diferentes: Você vai se dar bem! Ninguém vai saber! Vou resolver os seus problemas! Além do mais todos fazem isso! É apenas um pecadinho!

4ª Tentação – DESOBEDIÊNCIA. Você acaba fazendo aquilo que permitiu acontecer na sua mente. Acaba  por cometer o pecado. Aquilo que começou como uma ideia termina como uma conduta e prática. Você acaba por acreditar nas mentiras de Satanás e poderá cair na armadilha preparada pelo inimigo como escreveu Tiago no seu livro: “Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência.  

Depois de haver a concupiscência concebida, dá a luz o pecado, e o pecado sendo consumado gera a morte.” Tiago 1.14 e 15 Devemos como filhos de Deus, recusar sermos intimidados pelo inimigo. Muitos cristãos ficam aterrorizados e desmoralizados por pensamentos perturbadores, sentindo-se culpados por estar além do poder da tentação. Isto é má compreensão da tentação. Nunca ficaremos livres da tentação. “Não veio sobre vós tentação, senão humana, mas fiel é Deus , que vos não deixará tentar  acima do que podeis, antes, com a tentação, dará também o escape, para que a possais suportar.” I Cor. 10:13